Turma 2

Apresentamos de seguida alguns testemunhos deixados por vários formandos

 É de mencionar que todas as sessões se desenvolveram dentro de um altíssimo nível científico e pedagógico. No entanto, o mais inovador e o que me levou a refletir melhor sobre minha prática letiva foram os conteúdos relacionados com as fases do desenvolvimento elementar da linguagem (perlocucionário, ilocucionário e locucionário); com as estratégias de comunicação favorecedoras da alternância de turnos e com o conhecimento da Teia da Inclusão e da Estrela da Inclusão. Certamente que o conhecimento adquirido nestas três áreas contribuirá amplamente para melhorar a minha prática como docente de educação especial."

Fomanda, turma 2

"Todas as aprendizagens desenvolvidas nesta formação irão, certamente, ser aplicadas na minha prática docente, uma vez que tive oportunidade de concluir que a forma como desenvolvemos as atividades é altamente condicionada pela eficácia, ou não, da comunicação que se estabelece entre os intervenientes."

Fomanda, turma 2

"Devo referir que na minha ótica todos os objetivos inicialmente traçados para a formação foram largamente alcançados pelos formadores e devo referir, também, que a forma clara como as diversas matérias foram expostas, revelando um elevado nível de preparação científica e pedagógica dos formadores, contribuíram, muito, para as minhas práticas letivas futura. É de referir que dentro dos vários conteúdos dados na formação, considero que a comunicação, linguagem e fala e Comunicação Aumentativa e Alternativa, lecionados pelo formador João Canossa, contribuíram bastante para a melhorar e até para a alterar algumas das minhas intervenções com alunos com Necessidades Educativas Permanentes."

Formanda, turma 2

 

     " Como professora considero que estes temas fizeram todo o sentido e foram extremamente úteis. Refletir sobre o que é comunicar, identificar vários tipos de comunicação e como incluir as diversas formas de comunicar é bastante interessante e proveitoso para o meu trabalho como docente.

     Formanda, turma 2

 

     "considero que para a minha prática letiva os conteúdos, comunicação, linguagem e fala, Comunicação Aumentativa e Alternativa, comunicação pré-verbal e promoção de trocas comunicativas com alunos pré-verbais e com perfis complexos de comunicação, dados pelo formador João Canossa, contribuíram amplamente para a melhorar e até para a alterar futuramente."

     Formanda, turma 2

     "Posso então referir que daquilo que aprendi na formação, o meu aluno comunica e tem linguagem e que não devo “ensinar a comunicar”, mas sim utilizar a comunicação de “forma democrática” com o meu interlocutor e que devo, antes de mais “treinar a minha observação” e estar sempre aberta a diferentes formas de comunicar."

     Formanda, turma 2

 

     "No contexto desta ação de formação clarificámos e aprofundámos conceitos relativos à comunicação, bem como analisámos os sistemas de comunicação aumentativa e alternativa que existem para tornar a comunicação mais acessível. Observámos diferentes vídeos onde identificámos as funções (o porquê?) e as formas de comunicação (o como?), ressalvando que a comunicação tem sempre uma intenção e se esta não for das duas partes é pelo menos de uma. Ressalvámos também que pode haver comunicação, mas esta não ser sucedida, daí o interesse de trabalharmos as funções da comunicação e as suas formas para um determinado aluno. Refletimos ainda sobre a importância da utilização de produtos e tecnologias, enquanto suporte das atividades pedagógicas, para a promoção da acessibilidade comunicativa. Enfatizámos o papel dos intervenientes na adaptação e produção de materiais de apoio, tendo em conta a especificidade e as particularidades do público-alvo, os seus ambientes naturais e as suas rotinas."

     Formanda, turma 2

 

"Desenvolver a comunicação é mais do que falar. É ser um interlocutor ativo nas diferentes relações sociais e isso quer dizer que a linguagem deve comunicar sobre o que o indivíduo deseja, quer, conhece e sente."

     Formanda, turma 2